Dieta sem açúcar: nosso menu sem açúcar para perda de peso

Dieta sem açúcar: nosso menu sem açúcar para perda de peso

Dieta sem açúcar: nosso menu sem açúcar para perda de peso

Agora sabemos que o açúcar branco é um verdadeiro veneno para o corpo e que é responsável por muitas doenças. No entanto, o açúcar está escondido em todos os lugares da dieta diária. Tanto é assim que, mesmo se você quiser, pode ser difícil removê-lo completamente. Neste artigo, descubra todas as nossas dicas para uma dieta para emagrecer sem açúcar. 

Por que remover o açúcar de uma dieta para perder peso?

Cortar o açúcar como parte de uma dieta para perda de peso deve ser uma das primeiras coisas que você deve fazer. Além de não ter benefícios para o organismo, o açúcar promove diretamente o ganho de peso e patologias relacionadas. 

O açúcar branco consumido em excesso é o primeiro responsável pelo ganho de peso. De fato, é armazenado diretamente no tecido adiposo na forma de triglicerídeos. Em outras palavras, o açúcar é facilmente transformado em gordura após a ingestão. Além disso, o açúcar promove a inflamação, a formação de celulite e os desequilíbrios hormonais indiretamente responsáveis ​​pelo ganho de peso. Finalmente, lembre-se de que o açúcar branco é um alimento calórico e completamente desprovido de nutrientes; portanto, é um alimento que o corpo absolutamente não precisa viver. 

Dependência de açúcar

Por que é tão difícil seguir uma dieta sem açúcar para perder peso? Em parte porque o açúcar cria uma dependência real. O consumo de açúcar ativa os sistemas de recompensa no cérebro. Este último, em busca perpétua de prazer, tenderá a exigir uma dose cada vez maior de açúcar para satisfazer sua necessidade. Assim, uma situação real de dependência surge com compulsões alimentares difíceis de controlar. Em ratos, os pesquisadores mostraram que o açúcar branco tem um efeito semelhante no cérebro que a cocaína, você pode reduzir a vontade de consumir açucar com o Sinelim. Basta tomar uma cápsula por dia.

Açúcar e insulina 

Quando consumimos açúcar, o corpo naturalmente secreta insulina para permitir que a glicose entre na célula e seja tratada. Qualquer aumento de açúcar no sangue corresponde, portanto, a uma secreção proporcional de insulina. No caso de consumo excessivo prolongado de açúcar branco, esse mecanismo enfraquece e o corpo gradualmente se torna resistente à insulina. Gradualmente, essa situação leva à fadiga do pâncreas, diabetes tipo 2 e outras patologias associadas. Finalmente, deve-se notar que a superprodução de insulina promove diretamente o ganho de peso e a interrupção do funcionamento de outros hormônios, o IGF-1 em particular. 

Dicas para uma dieta especial para perda de peso sem açúcar

Em uma dieta sem açúcar, o cardápio deve ser ligeiramente modificado para evitar ao máximo os açúcares escondidos presentes em preparações industriais. Para substituir e limitar o açúcar, aqui estão algumas dicas: 

  • Evite refeições preparadas e alimentos industriais 
  • Use açúcar natural de frutas para fazer suas sobremesas 
  • Baunilha, canela e cacau reduzem a quantidade de açúcar nas sobremesas enquanto aprimoram o sabor
  • Substitua refrigerantes e sucos industriais por água com infusão e smoothies caseiros 
  • Evite produtos leves que não se acostumam com o sabor doce 
  • substitua o açúcar branco por mel ou açúcar de coco 
  • Leia atentamente os rótulos para evitar produtos onde o açúcar está escondido 
  • Use purê de banana ou compota de frutas para fazer bolos leves e sem açúcar
  • Remova gradualmente o açúcar branco das bebidas quentes
  • Se você quer açúcar, prefira um quadrado de chocolate amargo a mais de 70% 

Dieta sem açúcar: menu típico para um dia sem açúcar

Aqui está um dia sem açúcar com um menu típico composto inteiramente de açúcares naturais. Este menu é um exemplo que precisará ser adaptado de acordo com as necessidades específicas da sua organização e seu nível de atividade. 

Pequeno almoço Almoço Lanche Jantar
Chá sem açúcar 

Laranja pressionado 

Queijo Cottage com aveia, amêndoas e mel 

Salada de vegetais crus com azeite 

Tartare de salmão com abacate e pepino

Arroz Integral 

Queijo 

Sem açúcar adicionado batido com frutas vermelhas e leite de amêndoa

15 g de sementes oleaginosas 

Sopa de abobrinha caseira 

Espetos de frango com curry de abacaxi 

Quinoa 

Compota de frutas caseiras 

Receita de sorvete de banana sem açúcar

Aqui está uma receita deliciosa que rapidamente fará você esquecer que está em uma dieta especial para perda de peso sem açúcar. A banana é uma das carambolas da dieta sem açúcar, pois possibilita a obtenção de sobremesas doces, cremosas e saborosas. A prova com este delicioso sorvete de banana sem açúcar, sutilmente aromatizado com coco. 

Para 2 pessoas

  • 1 banana 
  • 1 colher de chá. creme de coco abobadado 
  • 1/2 colher de chá. chocolate amargo sem açúcar 
  • Algumas lascas de coco raladas

Preparação 

  1. Primeiro, para fazer esse sorvete de banana sem açúcar, primeiro corte a banana em rodelas e coloque-a no freezer por pelo menos 5 horas. 
  2. Depois que a banana estiver bem congelada, misture com o creme de coco e o cacau na tigela do liquidificador. Misture até obter um sorvete cremoso. 
  3. Por fim, sirva seu sorvete sem açúcar em uma tigela, polvilhada com raspas de coco raladas e frutas frescas.
Leia também:  Faça amor a noite toda: é razoável?